domingo, 4 de setembro de 2011

O HOMEM INVISÍVEL

(In) visivelmente abalado, sujo, só e sem dinheiro, pesava-lhe sobre o pescoço a cabeça de concreto, gritava-lhe nas tripas a marmita de mula: feijão, arroz, cebola e torresmo. Ele seguia sua vida carregado pelos ventos que sopram de vez em quando lançando seus ideais contra os muros das capitais. Enquanto sugavam seu sangue, sua energia, seu tempo, trazia o peito cheio de esperança e as mãos sujas de cimento.

Ninguém reparou seu rosto risivelmente abalado, molhado com pingos de graxa que a chuva trazia do céu, naquela tarde perdida de plena segunda-feira. De repente ouviu: "Escuta aqui filha da puta!". Não, não era com ele. Nem isso era com ele.
No meio-fio da calçada, Avenida Paulista, agachou-se para pegar uma pasta caída e o executivo nem lhe agradeceu. Entrou na padaria, quitanda, farmácia, feira, na zona, na putaria, desceu e subiu a ladeira, entrou pelo túnel, pelo esgoto, pelo cano e não foi notado.
Empalideceu em frente à vitrine da loja de eletrodomésticos fixando a tv com olhos de bomba, ouvindo o governo dizer que o país estava uma maravilha! Pensou na maravilha e na educação de merda, na saúde de merda, no salário de merda, na marmita de mula: feijão, arroz, zoião, de vez em quando pirão, carcaça de peixe.
Bateu cartão de ponto um ano e meio, bateu à porta da igreja e a paz não veio, nem o engraxate na Praça da Sé pediu pelos seus sapatos, talvez soubesse do furo que havia na sola, janela do céu, dava pra ver a lua e as estrelas.
Na banca da esquina viu no jornal que o mandatário supremo expunha um sorriso escancarado pelos dentes e mandíbula que trituravam sua carne e cuspiam seu sangue nas calçadas sujas e fedorentas da Várzea do Carmo, ali mesmo mãos sujas de barro deram o sinal para um ônibus que não parou, e outro, e outro, e mais outro... nenhum parou.
Construiu, lixou, poliu, alisou, pintou, enfeitou tantas casas em que não morou, tantas vidas que não viveu, tantos sonhos que não sonhou.
Sem que ninguém percebesse, desapareceu sem deixar vestígio, planos, preocupação, prestígio, rosto, família, fotografia, documentos, palavras, sentimentos, nome, sobrenome, não deixou lembrança, não deixou saudade. Era sábado de festa, de confusão num bar com paredes caiadas de azul e branco, entre faces frias, na noite fria, ninguém viu nada, de nada sabia, ausência não reclamada, roupa não encontrada, nem ossos, nem corpo, nem alma. Mesmo assim o governo continuava dizendo na tv e nos jornais que o país estava uma maravilha!
Naquela manhã de domingo os pássaros cantavam nos jardins de barro, barulhentos carros entupidos de graxa aqueciam o ar, as feias casas de concreto sorriam pro sol e o mundo nem se deu conta de que havia um morador a menos na face da Terra.

(In: Versorragia Verborrágica - 2006/2011)

12 comentários:

  1. Linda poesia, meio dramática também... A parte do invisível e percebida sem perceber.

    Gostei mesmo, e já sigo seu blog. No estilo poesia, amo quando encontro sonetos bem montado em contagem de letras em cada frase e parágrafos.

    Mas este estilo gosto também...

    Abraços

    hubnerbraz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Hubner Braz, pela gentileza do seu comentário. Realmente este poema é dramático, expõe as vísceras sociais de pessoas que andam esquecidas por todos. Mas, neste blog, notando que você gosta de sonetos metrificados, há os sonetos "Ao pai da matéria" (publ. em 19/03/2011), "Heróis" (publ. em 20/03/2011), "Soneto das borboletas" (publ. em 27/03/2011) e "Primavera" (publ. em 07/05/2011), quando quiser lê-los ou comentá-los esteja à vontade. Mais uma vez, obrigado. Ah, estou seguindo seus blogs também. Abraços. Vôgaluz

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Todas as vísceras à mostra.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário, Maria Marluce. Abraços. Võgaluz

    ResponderExcluir
  5. Eu também já vi um: http://fredcaju.blogspot.com/2010/09/homem-invisivel.html

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Caju. Pena que quase ninguém vê. Abraços. Vôgaluz

    ResponderExcluir
  7. Que belo! Lembrou-me Construção, do Chico, de alguma maneira: "Morreu na contramão atrapalhando o público"

    ...o público que o viu...
    pq na verdade, frequentemente, não é visto, e nem sentido, justamente para que não seja preciso ressignificar o discurso do "mestre"...

    "Sem que ninguém percebesse
    desapareceu sem deixar vestígio"

    E quem mais (e o que mais) desaparece sem deixar vestígio e a gente nem sente?

    ResponderExcluir
  8. Jaci Rocha, muitíssimo obrigado. Infelizmente há coincidências nas tragédias sociais, mas gostei de saber que este poema de estrutura simples trouxe à sua lembrança uma das músicas mais tristes, perfeitas e emblemáticas da MPB: "Construção", escrita, na minha opinião, por um dos maiores poetas contemporâneos da nossa língua portuguesa: Chico Buarque de Holanda. Abraços. Vôgaluz

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, amigo!
    Linda sua poesia! Infelizmente há muitos homens invisíveis nesse nosso país.Até quando??? Também me fez lembrar a "Construção", do Chico, que trata muito bem sobre esse descaso social.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Zélia Cunha. Um ótimo fim de semana para você também. Vôgaluz

    ResponderExcluir
  11. Camilo Raabe, muito obrigado pelo comentário. Abraços. Vôgaluz

    ResponderExcluir